Artigos para Blog
Artigos para Blog

Hoje vamos te mostrar como fazer artigos para blog. Criar artigos bem elaborados e dentro das diretrizes do Google, podem fazer você ter um blog com muitas visualizações.

Para torná-lo com muitos acessos, você precisa criar artigos para blog com técnicas de SEO, entre outras estratégias. Precisa de conteúdo relevante, organização, clareza e aplicar as estratégias que vamos ensinar neste post. 

Cria um bom artigo para blog é muito fácil, mas não é simples. A vida o blog são seus artigos, por isso é necessário muita dedicação, está dentro das normas do Google e um conteúdo relevante

Qualidade dos artigos para blog

 A qualidade do artigo é imprescindível para que o Google ranqueei seu blog. Para isso o artigo tem que ter um conteúdo que precisa atender a algumas características básicas.

Abaixo colocaremos algumas características que torna um artigo bom e ruim. Claro que envolve outros fatores, mas mostraremos o básico.

O que são artigos para blog ruim?

1. É qualquer conteúdo que descumpra a política de conteúdo do Google.

É preciso estudar todas as políticas para não cometer erros:

  • Políticas para editores do Google
  • Políticas e Restrições para editores do Google
  • Ajuda do Google AdSense
  • Ajuda do Google Admob
  • Ajuda do Google Ad Manager

As políticas são regras claras que precisam ser cumpridas.

2. Artigos copiados de outros blogs

Copiar o conteúdo de outros blogs não é uma boa prática, ou melhor, é uma prática errada e não adianta nada, pois o Google tem ferramentas que detectam qualquer cópia.

Plágio cabe punições jurídicas por parte do autor do blog que foi clonado, fique atento a isso.

3. Conteúdo gerado automaticamente para a criação de artigos para blog

Um gerador de conteúdo pode até parecer uma boa ideia, mas na real essa é uma péssima ideia. Isso burla as regras e por mais incrível que seja, o Google é ainda mais genial e já poderá ter uma tecnologia para identificar esses erros e poderá tomar punição.

Siga sempre as políticas e seu artigo será muito querido.

Qual é a estrutura para um bom artigo para blog

1. Palavra Chave

– O título precisa ter uma Palavra-chave

O que é a palavra-chave?

A palavra-chave é uma palavra ou mais que resume a ideia principal do texto. Use o planejador de palavras-chave do Google para achar a que melhor define o assunto do seu blog.

Se a palavra-chave estiver sem sentido no planejador, melhor arrumar a frase, pois não basta ter a palavra-chave tem que faça sentido para o leitor, no exemplo abaixo a frase está com a palavra-chave porem está sem sentido:

Palavra-chave:  Ex. viagem para Disney pacotes

Nesse caso essa frase não faz sentido para o leitor, procure adaptar para que o usuário entenda melhor.

Arrumado: Ex. pacotes de viagem para Disney

– Repetir a palavra-chave no corpo do texto num total de 1% da quantidade de palavra total.

  • 1 vez obrigatoriamente no título
  • 1 vez obrigatoriamente no primeiro parágrafo de preferência na primeira linha do artigo.
  • 1 vez obrigatoriamente no subtítulo

Ex. artigo com 500 palavras > repetir 5 vezes a palavra-chave

– O restante distribuir aleatoriamente no artigo de forma natural.

Distribua naturalmente no texto, sempre fazendo sentido para o leitor.

2. Parágrafos Curtos de 3 a 4 linhas

  • Parágrafos mais curtos: ficam mais elegantes e agradáveis de se ler. Mostra clareza e objetividade. Gera mais conectividade e harmonia ao leitor. Para o leitor tem-se a sensação de melhor aprendizado. E assim fixa melhor o assunto.
  • Parágrafos grandes: cansam os leitores e fica menos estético. E isso é mais visível no mobile, pois a disposição da tela é menor e mais reduzida do que a do notebook. Quando o leitor não tem interesse na leitura até o final do artigo fica mais difícil monetizar seu blog.

3. Dividir o conteúdo em subtítulos

Dividir em subtítulos também ajuda na estética do artigo, fica mais elegante e agradável de leitura e o principal ajuda no posicionamento de Anúncios. Esses detalhes vão fazer toda a diferença na hora de ranquear o artigo.

A cada 3 a 4 parágrafos é bom você colocar um subtítulo. O texto lido com poucos parágrafos é menos cansativo e melhor absorvido pelo leitor. E o subtítulo chama a atenção para o assunto, fazendo com que o leitor leia até o final do artigo e isso ajuda na retenção no blog.

4- Imagens otimizadas

É preciso também otimizar as imagens. Vamos colocar abaixo algumas técnicas:

  • Nomenclatura de arquivo: Ao nomear suas imagens, utilize palavras-chave relevantes ao conteúdo do seu blog. Evite usar nomes genéricos como “imagem1.jpg” ou “foto.png”.
  • Texto alternativo (alt text): O atributo “alt text” é usado para descrever o conteúdo da imagem quando ela não pode ser exibida. Certifique-se de incluir palavras-chave relevantes no texto alternativo, mas lembre-se de que ele deve ser descritivo e informativo para os usuários que utilizam leitores de tela ou têm problemas em visualizar imagens.
  • Título da imagem: Adicionar um título à imagem também pode ajudar na otimização para palavras-chave. O título é exibido quando o usuário passa o cursor sobre a imagem. Utilize palavras-chave relevantes nesse título, mas certifique-se de que ele seja informativo e útil para os usuários.
  • Tamanho do arquivo: É importante considerar o tamanho do arquivo das imagens. Imagens muito pesadas podem afetar negativamente o desempenho do seu site, aumentando o tempo de carregamento. Utilize ferramentas de compressão de imagem para reduzir o tamanho do arquivo sem comprometer a qualidade visual.
  • Contexto relevante: Além da otimização da imagem em si, é fundamental garantir que ela esteja relacionada ao conteúdo do blog. A imagem deve estar contextualizada e apoiar o tema abordado. Isso contribui para uma experiência de usuário mais completa e coerente.

Não use imagens com direitos autorais: Isso é contra os regulamentos e pode ter punições e até problemas judiciais. Extraia suas imagens de bancos de imagens gratuitos como pixabay, freepik entre outros.

Artigos Review

O Review é uma avaliação que se faz de algum produto, curso, mentoria, que se faz para ajudar o usuário antes de efetuar a comprar, mostrando a forma de usar, como funciona, etc.  Esse recurso é muito apreciado pelo Google, pois ajuda muito o usuário na sua decisão.

Vamos dar um exemplo:

Ex. Tudo que você precisa saber sobre a Inglaterra, meu Tur por lá.

Hoje em dia a maioria das pessoas, consultam o Google e YouTube para conhecer ou se informar de qualquer coisa. Por isso é bom você sempre fazer review de algum assunto. Isso mostra para o Google que o seu conteúdo é útil para o usuário e você tem boa intensão em ajudar pessoas

Talvez um Review de coisas simples pode parecer óbvio para você, mas não é óbvio para muitas pessoas. Não queira apenas monetizar seu blog. Mostre uma atitude diferente em querer ajudar pessoas em suas dificuldades.

Frequência para postar os artigos

Outra coisa é a frequência, o Google não diz com que frequência você precisa postar conteúdo. Não é específico, ele não diz um valor X de frequência.

Dentro das suas diretrizes ele pede para fazer postagens com certa frequência, assim, temos que ter bom senso para saber chegar num determinado número do que é a frequência. Observamos que postagens diárias é um bom número, mas isso vai do tempo de cada pessoa.

Como são exibidos os anúncios nos artigos

Esses anúncios serão exibidos em cima, embaixo, na lateral da página, você pode anunciar na página principal, mas hoje a maioria do faturamento vem da exibição de anúncio dentro dos artigos.

Os artigos para blog necessitam de muito conteúdo para ser monetizado. Sem conteúdo o blog nem consegue ser aprovado pelo Google Ads. Mas não é só fazer artigos e deixar na web, para monetizar é preciso passar por um processo de aprovação onde o blog é avaliado pelo Google.

Como ter ideias de conteúdo?

Após escolher o nicho você precisa de muitas ideias para escrever os artigos para blog. E isso nós fazemos através de palavras-chave referente a nicho escolhido. Essas palavras-chave vêm de várias fontes e ferramentas que veremos abaixo: 

1 – Do próprio nicho escolhido.

Esses temas são óbvios, pois são palavras chave inerente ao assunto. Não precisa nem pensar muito, são temas do nicho em si que ajuda muito a monetizar seu blog. Vamos ver isso dando exemplo do nicho pet.

Ex. Como adestrar Cães | Qual a melhor ração para os gatos

2- Pesquisar o Google Ads

O Google Ads. É uma excelente ferramentas que vai te ajudar muito trazendo muitas ideias para criar seus artigos para blog. Ela vai te entregar o ouro por trás dos termos. Vai te entregar as palavras-chave que mais tem valor comercial para colocar no seu artigo.

Entre na plataforma, ferramentas, planejador de palavras-chave. Escreva uma palavra que represente o seu nicho e a ferramenta vai te entregar várias ideias através de palavras-chave, copie as palavras-chave e leve para uma planilha no Excel e adapte ao artigo.

Sempre analise o lance no topo de página, na coluna que está escrito “lance na parte superior da página (maiores valores)” que é onde indica qual é a palavra mais bem paga. Analise as mais bem pagas e as mais pesquisadas e crie os conteúdos a partir delas.

3 – Google Trends

Google Trends é uma ferramenta de extração de dados e tem por objetivo pesquisar por interesses. Mostrar os assuntos mais procurados no Google em determinados períodos. Essa ferramenta é importantíssima por que você pode comparar as melhores palavras-chave.

Essa ferramenta reconhece as novas tendências por região, e vê o momento que o interesse por aquela palavra está caindo, isso ajuda a criar campanhas e finalizá-las. Através dele Você consegue comparar várias palavras e ver qual está mais em alta e em quais região.

4- Google Search

Essa é uma pesquisa do próprio Google na barra de pesquisa. Você digita sua palavra-chave e verifica o que as pessoas estão mais pesquisando. Depois você pode levar as palavras-chave do Google Search para o Google Trend e Google Ads.

É a forma mais simples e popular de pesquisar por qualquer coisa, mas procurando por uma palavra-chave você poderá encontrar palavras e termos eficientes que vão ajudar a criar artigos para blog criativos para monetizar seu blog. 

5. Outras ferramentas de pesquisa de palavra-chave

Temos muitas outras ferramentas que também extrai ideias de palavras-chave. Pagas e gratuitas como:

  • Übersuggest (gratuito e pago)
  • Semrush Keyword Magig Tool – (gratuitos e pagos)
  • Keywordtool.io – (gratuitos e pagos)
  • Moz Keyword Explorer – (gratuitos e pagos)
  • Keyword Eye (Pago)
  • Entre outros….

Conclusão

Os artigos para blog são uma forma valiosa de compartilhar informações, conhecimento e perspectivas com o público. Eles desempenham um papel crucial na criação de conteúdo relevante e envolvente para os leitores, ajudando a educar, informar e entreter.

Os artigos para blog possuem diversas vantagens. Eles podem aumentar a visibilidade de um site nos mecanismos de busca, impulsionar o tráfego orgânico, estabelecer a autoridade e credibilidade de uma marca, e construir relacionamentos com o público-alvo.

Ao escrever artigos para blog, é fundamental ter em mente o público-alvo e seus interesses. Além disso, é importante utilizar técnicas de otimização para mecanismos de busca (SEO) para garantir que o conteúdo seja encontrado e classificado de forma adequada.

Espero que tenha gostado de nosso artigo. Se desejar pode nos dar feedback nos comentários. Gostamos muito das sugestões que recebemos.

Obrigada por navegar em nosso blog!

Até a próxima.

Aprenda a Criar um Negócio online e Trabalhe de Casa do seu Celular!

Receba Um E-book gratuito

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Marcos Tavares
Marcos Tavares

Sou expecialista em Redação no ramo de conteúdo sobre marketing digital. Tudo que escrevemos pensamos em nossos leitores,para que tenham uma ótima experiência ao navegar em nossos artigos. Obrigada por acessar nosso conteúdo!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site. Use seu e-mail de Cadastro.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.